PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, Oliveira de Azeméis


Exposição de motivos
Parlamento de Jovens
Assim como em abril de 1974, com as nossas medidas pretendemos criar uma base sustentável de maneira a conseguir criar um ambiente saudável e inclusivo para que os alunos não só da nossa escola, mas também das restantes escolas do país se sintam incluídos e ouvidos de forma a crescerem enquanto alunos e pessoas.
Para tal, necessita-se de um currículo mais atual, completo e coeso e pronto ao que nos é exigido no dia a dia. As escolas podem melhorar a cidadania incorporando abordagens mais ativas e experienciais. Isso inclui projetos práticos, simulações, visitas a comunidades locais e experiências de aprendizagens fora da sala de aula.
Fazendo jus à liberdade de expressão, que foi conseguida após 1974, é premente dar aos alunos um espaço de discussão dos interesses e problemas da comunidade educativa, assim como, um lugar onde possam falar de assuntos atuais de maneira a expressarem opiniões e incentivar possíveis discussões.
Ter uma educação de qualidade e que dê alento a todos os que dela precisam é elementar para que sejamos um país evoluído e atual. Apostar na participação cívica e política dentro das escolas é uma iniciativa que passa por todos, dentro e fora dos estabelecimentos de ensino, assim sendo, reunimos medidas que achamos capazes de suprir esses desafios e que ecoem em si valores de abril.


Medidas Propostas
  1. Realização de oficinas de formação mensais sobre inclusão e diversidade sociocultural, educação política, literacia financeira, igualdade e identidade de género e orientação sexual, entre outros.
  2. Fomento dos jornais e rádios escolares por todo o país, para a criação de um ambiente escolar informado e participativo.
  3. .