PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Centro de Educação Integral


Exposição de motivos
No que diz respeito à 1.ª medida proposta, é nosso intuito dar a oportunidade a todos os alunos do ensino secundário humanístico a possibilidade de beneficiarem de um período de estágio em diferentes contextos profissionais, no sentido de lhes proporcionar uma aproximação mais concreta e realista ao mundo do trabalho.
Assim, propomos que, em cada ano do ensino secundário, os alunos possam escolher, de acordo com o seu perfil e agrupamento, diferente locais para realizarem um estágio de cerca de 1-2 semanas. Este estágio seria composto por uma parte mais de observação, seguido de uma componente prática, sendo avaliado o impacto desta experiência no desenvolvimento de competências dos alunos, a saber, comunicação, cooperação, pontualidade, autonomia, entre outros aspetos.

Já no que se refere à 2.ª medida proposta, pretende-se, através desta, proporcionar aos alunos do ensino secundário humanístico e profissional a possibilidade de, ao realizarem uma semana de voluntariado, promover o desenvolvimento de competências de empatia, proatividade, responsabilidade, participação comunitária e relacionamento interpessoal.

Finalmente, no que se refere à 3.ª medida proposta, esta é apresentada com o intuito de se desenvolver uma identidade cultural mais plural e diversa, tendo em conta as diferentes origens e culturas de pessoas e alunos cada vez mais presentes na sociedade e comunidade escolar. No sentido de se favorecer a curiosidade e a interação pluricultural saudável e pacífica no nosso país, com base em valores de respeito, empatia e abertura ao Outro, seria ótimo que estes momentos acontecessem várias vezes por ano, presencialmente ou digitalmente nas diferentes escolas do país.


Medidas Propostas
  1. Criar estágios de 1-2 semanas por ano para todos os alunos do secundário humanístico a ser considerado para avaliação final.
  2. Criar oportunidades de voluntariado em diferentes áreas 1 semana por ano para todos os alunos do ensino secundário humanístico e profissional.
  3. Realizar partilhas interculturais nas escolas e criar intercâmbios culturais entre alunos em território nacional e/ou internacional, tanto presencialmente como digitalmente.