PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Instituto Profissional da Bairrada


Exposição de motivos
As medidas apresentadas pela nossa escola visam tornar o sistema educativo mais plural e, principalmente, mais participativo, aumentando a ligação das escolas portuguesas com a sociedade que a rodeia. Pretendemos que a escola prepare os alunos para o mundo que irão enfrentar posteriormente, para isso será necessário repensar a organização da escola, principalmente durante o 3.º ciclo e ensino secundário, tendo o cuidado de não deixar nenhum aluno para trás, envolvendo-o e preparando-o para um futuro de sucesso. As nossas medidas pretendem também aumentar as competências adquiridas, tendo em conta o que o mundo do trabalho está a necessitar e as motivações de cada aluno.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma disciplina obrigatória em todo o ensino secundário de conteúdos relacionados com o dia a dia da vida adulta, por exemplo como fazer um empréstimo bancário, o IRS, a gestão orçamental mensal de uma casa, como se processa o arrendamento, entre outros assuntos.
  2. Alteração do sistema educativo, para que este funcione por níveis de competências, com turmas/ grupos mais reduzidas (máximo 15 alunos) e mais homogéneas em termos de competências e aptidões. Esta medida irá facilitar o trabalho do professor e principalmente irá melhorar a progressão e as aprendizagens dos alunos, pois o professor poderá dar mais atenção a cada caso e não havendo tanta discrepância entre os alunos, o trabalho desenvolvido será mais eficaz, consolidado e eficiente.
  3. Como forma de combater as incertezas de muitos jovens à saída do ensino básico e até do ensino secundário (regular), propomos a realização de estágios de curta duração durante o 3.º ciclo e também durante o ensino secundário regular. Seria uma forma de contactarem com diversas profissões ao longo do percurso escolar, podendo no 9.º ano e/ou à saída do ensino secundário fazerem escolhas mais fundamentadas sobre o caminho futuro a percorrer.