PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis


Exposição de motivos
A literacia financeira e a educação para o consumo permitem aos jovens adquirir e desenvolver os conhecimentos e as competências básicas de que necessitam para tomar decisões sobre as suas finanças pessoais agora e no futuro, preparando-os como consumidores, especialmente ao nível dos produtos e serviços financeiros, para fazerem face à crescente complexidade do ambiente financeiro. Numa perspectiva mais ampla, o objetivo é fornecer informações que apoiem escolhas pessoais mais informadas e promover um comportamento solidário e responsável dos estudantes como consumidores, no contexto de sistemas socioeconómicos e culturais, nos quais os direitos e as responsabilidades de desenvolvimento pessoal são afetados.
O objetivo desta proposta é promover a inclusão das pessoas de nacionalidade estrangeira e facilitar a sua adaptação na comunidade escolar e urbana, visto que tendem a ter uma maior dificuldade em integrar-se no meio escolar. Atendendo a que alguns membros deste grupo são imigrantes, consideramos importante esta proposta.
Para garantir a inclusão das pessoas com deficiência, é necessário realizar adaptações estruturais e tecnológicas nas escolas. O objetivo da educação inclusiva é permitir que os alunos tenham liberdade e autonomia, aprendendo a agir com naturalidade, tanto no ambiente escolar quanto fora dele.


Medidas Propostas
  1. Desenvolvimento da literacia financeira através da Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e, da realização de palestras informativas, de atividades interativas e da criação de um clube de divulgação de informação económica e financeira.
  2. Melhorar a integração dos alunos estrangeiros, através da partilha de informações importantes sobre o sistema educacional português, sobre o meio social onde vivem, promovendo a sua inclusão social e facilitando a sua adaptação na comunidade e de um sistema de mentorias a nível escola.
  3. Melhorar a integração das pessoas com deficiência motora, transtornos alimentares e neurológicos, síndromes, através de atividades interativas, desportivas, trabalhos manuais, comemorações e ajuda psicológica, e através de um profissional de saúde a tempo inteiro.