PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Gafanha da Nazaré


Exposição de motivos
Em debate adquirimos competências essenciais à nossa formação e são nos transmitidos valores fundamentais para a nossa integração na sociedade. Num mundo cada vez mais globalizado, onde nos deparamos constantemente com diferentes culturas e diferentes formas de pensar é necessário consciencializar, desde cedo, toda a comunidade para a importância de respeitar a Diferença. Um Distrito plural e participativo permite formar cidadãos ativos e democráticos, capazes de se distinguir positivamente no seu meio, promovendo, assim, a formação de todo o tipo de pessoas através de atividades práticas e dinâmicas, que as tornarão aptas a enfrentar os problemas futuros. Deste modo, é importante fomentar programas que visem a participação dos cidadãos na melhoria da comunidade Distrital.
Um Distrito participativo pretende ser parte integrante da vida dos jovens e o seu dever é descobrir talentos e competências, detetar fragilidades, dar informação, conhecimentos e, sobretudo, transmitir sabedoria. Para além disso, deve potenciar a socialização, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos jovens. Num Distrito como este, as crianças e jovens são instruídos e adquirem uma grande diversidade de conhecimentos e competências que não desenvolveriam noutros contextos. A comunidade distrital desperta a curiosidade democrática nos cidadãos através da promoção de debates e da partilha de ideias. Projetos como o Parlamento de Jovens, a Assembleia Municipal Jovem e o Orçamento Participativo suscitam o espírito interventivo na comunidade. Além do objetivo comum de melhorar o Distrito, promove discussões sobre temas relevantes para a construção de um ambiente positivo entre as pessoas. A eficácia destes projetos é condicionada pela participação de cidadãos ativos, sem qualquer tipo de discriminação, uma vez que todos os membros da sociedade devem ser chamados a intervir. Este é o princípio de uma comunidade participativa e ativa nas questões relevantes do seu Distrito.
Quem não sente que a miscigenação é cada vez mais comum no nosso país e na nossa comunidade distrital? Todos os dias interagimos com culturas diferentes, por isso contactar com outras formas de encarar a vida beneficia o nosso desenvolvimento pessoal e global. Aceitar a diferença é ultrapassar a barreira que nos separa da evolução. Todas as pessoas vindas de outras partes do mundo trazem com elas histórias, vivências, hábitos e culturas muito diferentes das nossas, o que agudiza a nossa capacidade de compreender o mundo tal como ele é. Neste sentido, é necessário incentivar a conhecer conceitos como identidade, pertença e interculturalidade. Só experienciando estes saberes podemos ter uma comunidade plural — um Distrito de todos e para todos!
No seguimento das ideias anteriores, depreendemos que o debate de ideias é decisivo para que os jovens compreendam o mundo em que vivem e para que possam intervir de forma esclarecida na vida social.


Medidas Propostas
  1. Facilitar a publicitação de projetos de voluntariado existentes na região, promovendo a participação dos jovens e proporcionando-lhes contacto com outras realidades;
  2. Promover sessões de frequência facultativa para aprendizagens sobre a vida adulta – inteligência financeira;
  3. Promover momentos multiculturais e inclusivos com o objetivo de conhecer e aprender a respeitar a Diversidade, tornando-nos cidadãos plurais e participativos.