PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Coelho e Castro, Fiães, Santa Maria da Feira


Exposição de motivos
M1: Ainda não são valorizadas as competências emocionais de cada aluno, conduzindo a um maior reconhecimento das classificações geradas pelos conhecimentos demonstrados , do que à inteligência emocional. Pretendemos alterar o sistema de avaliação, para que tenha em conta habilidades sociais como voluntariado, participação em projetos, intercâmbios...
M2: Uma das lacunas mais comentadas sobre o sistema de educação é não serem lecionados conteúdos necessários à vida prática. Maior informação sobre Educação Financeira e Política permite a construção de um futuro mais sustentado e, assim, devem esses tópicos ser alargados a todos os alunos.
M3: A saúde mental é um tema com muitos tabus associados. Atualmente, muitos jovens são psicologicamente instáveis e não têm o correto apoio. É, então, necessário que a população seja consciencializada sobre este assunto, para construirmos uma sociedade melhor.


Medidas Propostas
  1. Desenvolver um sistema de avaliação contínua, que não valorize apenas o desempenho académico, mas também habilidades sociais e projetos de participação ativa na sociedade, que envolvam competências psicológicas e emocionais.
  2. Inclusão de Educação Financeira e Política no currículo escolar, de frequência opcional, destinada a alunos do ensino secundário.
  3. Implementação de programas de formação cívica sobre saúde mental, envolvendo debate, apresentações e momentos de reflexão.