PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, Aveiro


Exposição de motivos
Considerando o "Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória", as escolas devem ter como objetivo formar indivíduos autónomos, responsáveis, capazes de estabelecer um equilíbrio entre a aquisição de conhecimentos, a criatividade, o sentido crítico de forma a tornarem-se cidadãos ativos que valorizem a liberdade e a igualdade. Salienta-se o facto de alguns alunos, nomeadamente os estrangeiros que chegam todos os dias ao nosso sistema educativo, e os que por outras razões precisam de ser integrados, enfrentarem dificuldades ainda maiores no seu "caminho" escolar. Acresce-se a esta situação o elevado número de jovens com défice de literacia política e financeira.


Medidas Propostas
  1. Constituição de um gabinete nas escolas que vise acompanhar os alunos com carências sociais e pedagógicas, gerido por professores, assistentes sociais e psicólogos.
  2. Implementação de literacia político-financeira no ensino: no 9.º ano, através da obrigatoriedade da abordagem do tema na disciplina de Cidadania e, no Ensino Secundário, com a criação/oferta de uma disciplina facultativa.
  3. Promoção da interculturalidade no âmbito escolar através de atividades lúdicas e didáticas diversas, relacionadas com os direitos dos estudantes, as diferentes tradições, entre outros, fomentando a inclusão social de minorias, dando a conhecer diferentes culturas e tradições, visando o combate à discriminação e a aceitação das diferenças.