PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Anadia


Exposição de motivos
O 25 de abril trouxe-nos a esperança de ultrapassar barreiras sociais, aspirando a plena liberdade e igualdade, desejava-se que cada jovem conseguisse realizar-se como indivíduo, alcançando um bom projeto de vida pessoal e construindo um país melhor.
As escolas transformaram-se em comunidades educativas em que o respeito, a participação e a pluralidade andavam de mãos dadas com a inclusão e passaram a ser o motor do progresso. No entanto, passado meio seculo de democracia, velhos problemas não se resolveram e novos surgiram. Assim, os objetivos não foram inteiramente atingidos, pelo que importa referir e apontar formas de construir ma escola completamente plural e participativa.


Medidas Propostas
  1. Pré avaliação e regulamentação da componente letiva para alunos estrangeiros, de forma a uma melhor ambientação e adaptação ao sistema escolar, que permita ultrapassar as barreiras linguísticas.
  2. Realização de assembleias gerais com a participação dos alunos e representantes de todos os órgãos sociais da escola (pelo menos 1 por período).
  3. Implementação de um dia intercultural em que haja partilha das diferentes culturas presentes na escola.