PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres


Exposição de motivos
Neste ano de 2024, comemora-se meio centenário da Revolução dos Cravos, que posicionou o nosso país no caminho da democracia, do direito de voto, do respeito pelos direitos humanos, da liberdade e da participação ativa dos cidadãos nas decisões das instituições sociais, culturais, económicas e políticas.
A escola atual, do século XXI é a instituição social de excelência para formar jovens e futuros adultos, que se pretende que sejam autónomos, sabedores, criativos, dotados de uma verdadeira cidadania, que respeitem as diferenças, que sejam ativos e líderes nas causas atuais e que possam transformar a sociedade sem que ninguém seja excluído.
Apesar das transformações positivas e da evolução natural da sociedade e da escola como instituição, ao longo destes 50 anos, há ainda que melhorar a participação dos jovens, dar-lhes a possibilidade de alcançarem os sonhos que trazem consigo.
Neste âmbito, para que a sua voz seja ouvida, propomos as seguintes medidas a ser adotadas na escola democrática dos nossos dias.


Medidas Propostas
  1. Criação de um órgão consultivo, que reúna mensalmente, para que os alunos possam transmitir as suas opiniões e serem ouvidos nas decisões importantes da escola.
  2. Inclusão de uma disciplina no currículo escolar que aborde aspetos da literacia financeira e do funcionamento das instituições democráticas do Estado.
  3. Incrementar formação para alunos, professores e encarregados de educação no sentido de encontrar estratégias para aceitarem e lidarem com as diferenças no âmbito da educação inclusiva.