PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Manteigas


Exposição de motivos
A Escola Pública deve ser uma instituição plural e democrática, em que a gestão e a pedagogia devem considerar e, mais que isso, apostar na diversidade de visões de mundo, estilos, valores, saberes e afetos, presentes em qualquer espaço comum. Isso significa pensar a escola como lugar de um trabalho coletivo de sistematização, produção e difusão de conhecimentos histórico-culturais, científicos e tecnológicos, de desenvolvimento de autonomia, de reconhecimento e valorização de diferenças, de diálogos e participação democrática.
Formar pessoas que saibam utilizar os conhecimentos adquiridos para “ler” o mundo, que aceitem positivamente as diferenças e saibam posicionar-se respeitosamente diante da diversidade, que desenvolvam autonomia de estudos, que se interessem pelas questões que angustiam a nossa sociedade, que tenham perspectivas de continuidade dos estudos, que saibam formular projetos próprios, que sejam empreendedores e cidadãos democráticos, são desafios que estão colocados para a educação. É neste sentido geral, que a ideia de Escola Plural se apresenta como uma proposta aberta que acredita na possibilidade de integração entre valorização das diferenças, cultura geral, ciência e tecnologias, na educação para a vida e o trabalho.


Medidas Propostas
  1. Desenvolver um projeto de podcast em que os alunos entrevistem personalidades ou familiares que viveram o 25 de Abril, preservando relatos pessoais e experiências.
  2. Propor uma jornada cultural que leve os alunos a locais históricos relacionados ao 25 de Abril, promovendo a aprendizagem fora da sala de aula.
  3. Ter direito a exercer o voto aos 16 anos de idade, uma vez que os jovens são julgados juridicamente e podem tirar a carta de condução, o que mostra que o estado os considera responsáveis.