PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Gouveia


Exposição de motivos
“Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”. Durante mais de quatro décadas, as pessoas que viviam no “País das Pessoas Tristes” viram-se privadas de um bem essencial: A Liberdade. Certo dia, 25 de Abril de 1974, esse bem foi-lhes devolvido. O caminho para a democracia não foi imediato, mas chegou! Com o tempo, a Liberdade tornou-se, tal como o ar que respiramos, algo perfeitamente normal e natural. Tão normal que deixamos de lhe dar valor. O mesmo parece que está a acontecer com a Democracia. Urge regar estas duas árvores para que elas não sequem. A nossa participação neste projeto pretende contribuir dar força a esses ideais. Tornar a Escola mais plural e participativa é urgente. O futuro da nossa Liberdade e da nossa Democracia reside aqui, na ESCOLA. Aqui fica o nosso singelo contributo.


Medidas Propostas
  1. Mais integração/mais pluralidade. Alterar os temas previstos para a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento de forma a permitir a lecionação do tema “Aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa” em todos os ciclos bem como tornar obrigatório o uso do Braille nas principais informações/comunicações disponibilizadas pelas escolas e/ou Estado.
  2. Queres ser meu padrinho? De forma menos formal que as Mentorias, criar em todas escolas (com terceiro ciclo e secundário) um sistema de apadrinhamento em que alunos do décimo ano auxiliassem os alunos do sétimo ano na sua integração na escola e nesse ciclo escolar.
  3. Criar, em todos os agrupamentos escolares, com a colaboração das unidades de saúde, um espaço de intervenção direta com psicólogos, assistentes socias e educadora social, em que os alunos pudessem recorrer em caso de necessidade sem a autorização do encarregado de educação, pois, muitas vezes, ele é a fonte do problema.