PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Dr. António da Costa Contreiras, Armação de Pêra, Silves


Exposição de motivos
A Escola afirma-se, cada vez mais, como um espaço de desenvolvimento multifacetado que compreende desafios diversos e exigentes e que refletem as profundas e rápidas mudanças que se sucedem no mundo atual. A sala de aula deixou de ter a sua configuração tradicional; abandonou uma distribuição regular das mesas do aluno, alinhadas de frente para um quadro.
A Escola é tanto e tão pouco valorizada! Os seus alunos são menos e tão esquecidos! Os professores e funcionários escasseiam, gritam e reclamam por uma dignidade que parece não ter lugar…
Pensar a escola, exige repensar o que mudou… Estaremos nós, alunos, verdadeiramente predispostos e comprometidos com uma aprendizagem signiticativa? Estarão os nossos professores, verdadeiramente abertos à mudança? Somos pessoas ativas e construtivas do nosso conhecimento e da construção de uma cidadania ativa e participativa? Que repostas/soluções são apresentadas pela comunidade educativa, pelo Ministério da Educação e pelas políticas governamentais? Que valor é verdadeiramente atribuído à Educação?
Não somos meros números, nem estatísticas de sucesso e insucesso académico.
Somos nativos digitais, mas queremos exames e provas de aferição em papel, porque o raciocínio e a escrita continuam a beneficiar de um lápis na mão e, nem sempre, a internet acompanha o ritmo do nosso pensamento…
A nossa Escola é espaço onde permanecemos grande parte do tempo, pelo que o processo de ensino e aprendizagem é favorecido se nos sentirmos confortáveis e tivermos à nossa disposição materiais e recursos inovadores, estimulantes e seguros.
Somos jovens confrontados com desafios inúmeros de uma sociedade volátil, mais preocupada com resultados do que com a liberdade e a iniciativa, valores e ideais pelos quais as gerações anteriores tanto reclamaram, lutaram e conquistaram.
Porque o nosso futuro começa e constrói-se na Escola Plural, Inclusiva e Participativa, apresentamos como proposta as seguintes as seguintes medidas:


Medidas Propostas
  1. Os Exames Nacionais (9.º e 12.º anos de escolaridade) e as Provas de Aferição (2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade) deveriam continuar a ser realizados em papel.
  2. Kit´s e formação especializada em primeiros socorros para todos os alunos e profissionais da escola, de modo a adoptarem procedimentos adequados e eficazes em caso de emergência.
  3. Manutenção do espaço e material escolar, nomeadamente: substituição de vidros, janelas, persianas, cadeiras, mesas e outros, que apresentam visíveis sinais de desgaste e constituem perigo e desmotivação para todos os que frequentam o espaço escolar.