PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão


Exposição de motivos
Sem dúvida que nós já somos a segunda ou terceira geração de abril. Não vivemos a “longa noite do fascismo” como os nossos antecessores. Mas também é verdade que somos a Geração que viu o mundo tornar-se pequeno. Apenas nos sonhos de ficção científica do tempo de nossos pais se podia pensar neste mundo instantâneo. No entanto também o nosso país mudou… Já não somos o país que manda os seus filhos e filhas para fora em busca de melhor sorte antes somos aquele que recebe quem da maior desventura foge. 50 Anos passaram, o país mudou, já não somos a geração do obedecer porque se deve obedecer, queremos uma escola que a todos acolha. Dizemos também “Somos escola” e queremos que a nossa voz seja ouvida nesta segunda casa que é nossa durante 12 anos da nossa vida. Assim para uma escola inclusiva e participativa partilhamos as nossas ideias e propomos:


Medidas Propostas
  1. Promover atividades de integração no início do ano letivo e, ao longo do ano, sempre que necessário nas escolas e grupos-turma para promover o respeito, a tolerância e a redução das desigualdades.
  2. Promover atividades de voluntariado com instituições locais e no espaço escolar para ajudar aqueles que mais necessitam, desenvolvendo um bom ambiente.
  3. Desenvolver e tornar comuns a utilização de plataformas informáticas de partilha de materiais de estudo (resumos, esquemas e outros materiais).