PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica João da Rosa, Olhão


Exposição de motivos
Achamos que uma escola no plural é uma escola para todos, onde existe diversidade, sem preconceito e/ou discriminação. A escola deve ser um lugar seguro e tolerante para todos os alunos e alunas, independentemente da origem, classe, religião ou necessidades específicas. Os benefícios de um ensino participativo são muitos: estimula a democracia dentro e fora da escola; soluciona problemas do quotidiano escolar; melhora a comunicação; desenvolve a capacidade de liderança e o espírito de intervenção.


Medidas Propostas
  1. Aumentar o poder de opinião dos alunos criando uma associação de estudantes para o 3.º ciclo, arranjando um local onde os alunos possam debater temas de interesse escolar, elegendo um ou dois representantes temporários em função da mudança de mês, se houver mais do que um interessado. No final de cada ano letivo, os alunos mais ativos, teriam isso registado no seu currículo escolar e teriam uma bonificação na nota de cidadania.
  2. Criação do Party Activity School Day para ajudar a criar laços de amizade e estimular a interação com a comunidade envolvente à escola. Todos os meses os alunos poderiam divertir-se um pouco mais e conviver, dinamizando atividades relacionadas com o desporto e a cultura, tendo também em conta a diversidade existente.
  3. Criação de um currículo mais plural na escola, com uma maior diversidade de professores, de várias religiões e culturas, para que todos os alunos se sintam bem, seguros e acolhidos. O currículo poderia ser mais abrangente e relacionado com os problemas do mundo real, com a criação de disciplinas importantes para a vida como: culinária, impostos, ioga, skate… em vez de existirem tantas disciplinas teóricas. Poderiam ser oferecidas pela escola e realizadas na parte da tarde (como na Finlândia).