PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Internacional de Vilamoura


Exposição de motivos
Exposição de motivos da Medida 1 - Consideramos que esta medida se fundamenta porque:
Com as reuniões que propomos os alunos também são ouvidos e não só os professores e diretores. Também tem a vantagem de melhorar as relações entre alunos. As várias escolas do país podem começar a criar mais eventos e mais associações, para que todos os membros das comunidades escolares possam ajudar nas causas que mais necessitam.
(Essa ajuda pode ser de várias maneiras: a escola elege um dia em que alunos e profs visitam instituições com pessoas com dificuldades; mais bancas solidárias que ajudem instituições, em termos de dinheiro; se todas as escolas no país fizerem voluntariado ambiental nas praias, isso pode dar um grande resultado…)
Exposição de motivos da Medida 2 - esta medida faz sentido porque: quando as pessoas começam a saber pensar e debater, podem decidir melhor. E isso é necessário para as reuniões da medida 1. Por exemplo, escolher no que participar, escolher participar (deste modo podem começar a abrir mais listas nas escolas, no Parlamento dos Jovens, é possível que surja voluntariado ambiental (ou outro), ou propostas sobre o que visitar).


Medidas Propostas
  1. Eleger duas pessoas de cada turma (ou um número que se considere adequado para a escola em questão) que se reúnam, uma vez por período, com os eleitos de outras turmas e escolas e com os professores e diretores. Nessa reunião, cada pessoa diz as suas ideias, discutem-se assuntos que possam resolver problemas ou melhorar situações que os alunos observem.
  2. Implementar pelo menos uma aula de Filosofia por semana (ou mais, caso as escolas já tenham esta sessão), com programa livre. Desta maneira, aprende-se a pensar e a dialogar e teremos ideias para apresentar nas reuniões. Além de ganharmos o hábito de pensar e dialogar em conjunto, treinaremos o debate.
  3. ---