PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Rio Arade, Parchal, Lagoa


Exposição de motivos
Uma escola plural e participativa é um local onde todos os alunos se sentem bem, são felizes e têm todas as oportunidades para ter a melhor aprendizagem possível independentemente da nacionalidade, local de nascimento, género, condição financeira ou estado de saúde.
É um local que promove a diversidade de ideias, culturas e valores, reconhecendo, respeitando e valorizando a heterogeneidade de todos os membros da comunidade escolar (estudantes, professores, funcionários e famílias), promovendo um ambiente inclusivo onde a diversidade é respeitada e celebrada.
Considerando as conquistas de abril, entre as quais a liberdade de expressão, acreditamos que a escola tem de promover a participação ativa de todos os membros da comunidade, envolvendo-os em processos de tomada de decisões e no desenvolvimento de atividades educativas, privilegiando o diálogo aberto e a comunicação onde todas as opiniões são ouvidas e respeitadas.
As oportunidades devem ser vastas e o currículo deve ser diversificado e desenhado de acordo com expetativas, interesses e potenciais dos estudantes.


Medidas Propostas
  1. Apoio psicológico facultativo para todos - Consideramos que a saúde mental é muito importante para o sucesso dos alunos e acreditamos que todos/as os/as alunos e alunas devem ter acesso a um psicólogo que os apoie, se eles assim o desejarem, ao longo do seu percurso escolar.
  2. Aumentar o número de horas semanais de língua portuguesa não materna - A língua é a principal ferramenta de comunicação e é muito importante para a integração social e aprendizagem. Consideramos que devem haver mais professores de PLNM e mais horas de PLNM para apoiar os alunos estrangeiros cujas famílias procuram Portugal em busca de uma vida melhor.
  3. Os alunos e alunas poderem escolher as Ofertas Complementares de escola - As ofertas complementares estão integradas no currículo dos alunos, no entanto diferem de escola para escola. Consideramos que, assim como com as línguas estrangeiras, os alunos deviam poder escolher as ofertas complementares, dentro de áreas do seu interesse.