PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Santo António, Faro


Exposição de motivos
Em tempo de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a revolução que nos trouxe a Liberdade e a Democracia, justifica-se trabalhar o tema “Viver Abril na Educação: caminho para uma escola plural e participativa”. Para além do mais, assiste-se com preocupação ao aumento de movimentos partidários que colocam em causa o regime democrático e a liberdade dos povos, o que torna prioritária a discussão do tema nas escolas, já que os jovens constituem o futuro do país.
Consideramos necessária uma alteração no currículo escolar, de forma a torná-lo mais apelativo e prático para a vida de um cidadão responsável e consciente nas suas escolhas. A literacia financeira e o estudo do funcionamento dos regimes políticos permitiriam contribuir para o objetivo referido.
Outra questão que nos parece importante são os maus resultados académicos, sendo absolutamente necessário criar programas, muitos até dinamizados pelos próprios alunos, que possibilitem o apoio aos colegas com maiores dificuldades.
Por fim, como nós alunos somos expostos à grande falta de professores em Portugal e consideramos que é impossível construir um estado democrático sem educação e, obviamente, sem professores, é absolutamente necessário tomar medidas que tornem a carreira docente mais aliciante e compensatória.


Medidas Propostas
  1. Alteração curricular.
  2. Criação de programas de auxílio para alunos com mais dificuldades escolares.
  3. Linhas de apoio aos professores deslocados da sua área de residência.