PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Tomás Cabreira, Faro


Exposição de motivos
Medida 1:
A criação de um espaço de convívio com várias finalidades tais como convívio, enriquecimento pessoal através de diversas atividades e disponibilidade de informação sobre várias dimensões da vida escolar dos alunos, permitiria promover uma melhor integração dos alunos na Escola e o desenvolvimento dos mesmos de forma mais abrangente, atendendo à diversidade dos alunos.
Medida 2:
Tendo como objetivo tornar a Escola mais plural e participativa, a existência de espaço para debates e projetos colaborativos seria uma boa medida para envolver os alunos na vida escolar, permitindo uma participação mais ativa e efetiva na vida da Escola tendo em em conta os interesses dos diferentes alunos.
Medida 3:
A formação de um Conselho Escolar em que os Delegados de Turma debatessem melhorias para a Escola, permitiria dar voz mais efectiva às necessidades e interesses dos alunos, permitindo que os alunos equacionem soluções para as questões que sentem e vivem contribuindo para a sua resolução.


Medidas Propostas
  1. Criação de um espaço destinado ao convívio dos alunos, com atividades suplementares para alunos com Necessidades Educativas Especiais e Clubes Extra-Curriculares promovidos Pró-Associação de Estudantes de cada Escola. Neste espaço também seriam dados a conhecer as informações que estariam na página (sítio de internet) da Escola e disponibilizados resumos de conteúdos programáticos.
  2. Estimular a criação de espaço para debates e projetos colaborativos, permitindo que os estudantes expressem as suas opiniões e contribuam para a tomada de algumas decisões na Escola.
  3. Defendemos que deveria existir um Conselho Escolar em que todos os Delegados de Turma se juntassem para debater melhorias para a Escola.