PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, Loulé


Exposição de motivos
No atual cenário sociopolítico, é imperativo que os jovens desempenhem um papel ativo na construção do futuro da sociedade. Reconhecemos a importância de propor medidas que atendam às necessidades e aspirações dos jovens, contribuindo assim para o desenvolvimento equitativo e sustentável do país. A juventude enfrenta uma série de desafios complexos, desde dificuldades no acesso ao mercado de trabalho e até questões relacionadas à saúde mental e bem-estar. Além disso, a participação cívica dos jovens muitas vezes é subestimada, sendo fundamental promover espaços que incentivem seu envolvimento ativo na tomada de decisões. OS jovens querem uma escola mais acolhedora, dinâmica, interessante, atrativa, segura e inclusiva. Os alunos pretendem ter uma voz mais ativa na escola.
As medidas propostas refletem a nossa visão de um futuro onde a juventude desempenha um papel ativo na construção de uma sociedade justa, inclusiva e sustentável. Acreditamos que, ao adotar essas medidas, estaremos investindo no potencial dos jovens e contribuindo para um país mais resiliente e equitativo.


Os alunos acreditam que a criação de uma associação de estudantes para o ensino básico seria uma forma dos alunos terem mais voz na escola. Essa associação teria uma rádio escolar para divulgação de informações importantes, passar música nos intervalos entre outros.
O programa de apadrinhamento seria levado a cabo por alunos do 9,º ano que ajudariam e orientariam alunos mais novos e recém-chegados à escola bem como alunos estrangeiros. O objetivo seria auxiliar na orientação nos espaços escolares, apoio ao estudo bem como a integração e inclusão na escola.
Os alunos pretendem criar um calendário (bem definido) de atividades temáticas (Halloween, Natal, Páscoa, etc.) para serem realizadas atividades diversas e assim se sentirem mais envolvidos e com menos níveis de stress na escola. Esse calendário teria, também, efemérides relativas a alunos estrangeiros para um melhor conhecimento de outas culturas e assim serem melhor integrados na escola.
Por uma escola mais plural e participativa!


Medidas Propostas
  1. Criação de uma associação de estudantes com integração de uma rádio escolar.
  2. Programa de apadrinhamento dos alunos mais novos e recém-chegados à escola.
  3. Organização de um calendário de atividades temáticas e eventos culturais da escola.