PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente, Albufeira


Exposição de motivos
ESCOLA BÁSICA D. MARTIM FERNADES
Ano Letivo 2023/2024

Exposição dos Motivos da Escola.

1. - Os deputados presentes na Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens entendem que deve haver um reforço no orçamento para se dotar as Escolas com mais recursos humanos, para que as turmas no Ensino Básico tenham até um máximo de 22 alunos.
Com esta medida, os professores e alunos conseguiriam trabalhar melhor as aprendizagens, a relação professor aluno seria mais próxima e individualizada o que permitiria consolidar as aprendizagens, e conseguir um maior sucesso educativo

2. - Com a criação de ano zero, para os alunos estrangeiros que não têm a Língua Portuguesa como língua não materna, pretende-se que os mesmos aprendam efectivamente a língua, para conseguirem quando fossem integrados no currículo nacional, não terem dificuldades ao nível da língua, e da compreensão e interpretação de textos orais e escritos.
Estes alunos frequentariam as disciplinas mais práticas (EF / EV /ET / EM e Informática, bem como, uma língua de iniciação estrangeira) e Matemática, numa turma da escola de acordo com a sua faixa etária, e os restantes dos tempos letivos seriam ocupados na aprendizagem da língua portuguesa.
Deveria ainda ser criada a figura de padrinho/tutor para que alunos da escola, acompanhassem os novos alunos e os ajudassem a integra-se.

3. - Nas aulas de cidadania devem ser abordados temas atuais, dando hipótese ao professor de ir encontro dos interesses e do perfil dos alunos da turma, pois, é nosso entendimento que se deveriam tratar de assuntos de índole prático, como finanças, aprender a gerir e poupar di-nheiro, ou como trabalhar para um mundo mais ecológico e sustentável, bem como, falar de assuntos relacionados com a política.

Albufeira, 23 de janeiro de 2024


Medidas Propostas
  1. Legislar no sentido que o número de alunos por turma seja reduzido para um máximo de 20 a 22 alunos.
  2. Criação de ano zero, para os alunos estrangeiros que não têm a Língua Portuguesa como língua não materna.
  3. Implementar nas aulas de cidadania conteúdos atuais e adequados ao perfil dos alunos.