PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica André de Resende, Évora


Exposição de motivos
Ao abordar o tema, Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa, verificamos que ainda existem barreiras e um grande caminho para ser percorrido, no sentido de promover o respeito e a tolerância entre os alunos bem como a integração de todos na Escola e na Comunidade.
Propomos assim três medidas que incidem na promoção do respeito, tolerância e integração de todos independentemente das suas diferentes culturas, géneros, etnias, religiões e nacionalidades.
Pretende-se tornar a escola plural e participativa, dando continuidade aos princípios de liberdade e de igualdade, grandes conquistas de Abril.


Medidas Propostas
  1. Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento dinamizar sessões/debates com especialistas e testemunhos de pessoas que já sofreram discriminação durante a sua vida, para promover o respeito e a tolerância nos alunos.
  2. Desenvolver atividades/projetos interturmas com diferentes anos de escolaridades, para promover a interação e a integração de todos os alunos.
  3. Criação de um dia por mês dedicado à diferença e à diversidade cultural dos alunos de diferentes géneros, etnias, religiões e nacionalidades.