PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, Évora


Exposição de motivos
Abril de 1974 abriu caminhos diversos à sociedade e a uma escola que hoje e amanhã se pretende que seja plural e participativa. Independentemente da diferença de cada um, não deve existir preconceitos e julgamentos , deve ser respeitada a individualidade de cada um.
A pensar nisso, nós, representantes da Escola Manuel Ferreira Patrício no Parlamento dos Jovens, apresentamos as nossas três medidas para o desenvolvimento de uma escola plural e participativa.
Como sabemos, hoje em dia ainda existem muitos preconceitos com identidades de género, e a acessibilidade é um assunto pouco falado.
A multiculturalidade tem estado cada vez mais presente nas escolas portuguesas, graças ao número crescente de estudantes de diferentes culturas, simultaneamente cresceram os casos de discriminação racial e os comportamentos xenófobos.
A colaboração com os professores na tomada de decisões e na elaboração de projetos práticos que deem voz aos alunos, bem como a interação entre a comunidade escolar como um todo, pode ser um caminho para a diversidade de estratégias e respeito pelas particularidades de cada um e inclusão de novos alunos de diferentes nacionalidades.


Medidas Propostas
  1. Criar casas de banho e balneários (separados) para a comunidade LGBTQIAP+ e para as pessoas com deficiências motoras.
  2. Semana da interculturalidade.
  3. Criar um centro de apoio ao estudante.