PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Arraiolos


Exposição de motivos
O tema deste ano "Viver Abril na Educação: caminhos para uma Escola Plural e Participativa", só é possível por ter havido a Revolução. Passou-se de uma educação elitista, em que poucos estudavam, para uma educação para todos. De uma educação de Livro Único que formatava o alunos para a obediência, disciplina e manutenção do status social, para uma Escola Plural, aberta e direcionada para todos os alunos. Onde se pretende a inclusão social e que a escola seja um elevador social. No entanto, a abertura leva à existência de indisciplina e à reprodução dos problemas sociais em sala de aula. A falta de respeito de alguns alunos, a alteração da sociedade, o aparecimento do mundo virtual faz com que os professores tenham que se atualizar e muitos entram em bornout. A Escola tem obrigação de ajudar professores e alunos para que todos sejam incluídos.
Por outro lado, a globalização e facilidade de mobilidade fazem com que as escolas estejam cheios de alunos estrangeiros que precisam de ser integrados na comunidade quer ao nível da língua, de hábitos e costumes. Finalmente, a escola deve abrir horizontes, preparar os alunos para que sejam futuros cidadãos ativos, que saibam defender-se e procurar as melhores respostas. Cidadãos responsáveis e participativos.


Medidas Propostas
  1. Realização de sessões com psicólogos e outros técnicos, para professores e alunos, de forma a que o ambiente de ensino e aprendizagem ocorra num ambiente agradável e saudável, de respeito mútuo, com cumprimento de regras, solidariedade e reconhecimento do trabalho desenvolvido por ambos.
  2. Desenvolvimento de projetos que contribuam efetivamente para a inclusão dos alunos e para uma articulação estreita entre a escola e comunidade envolvente. Estes projetos devem ser aliciantes e ir ao encontro dos interesses dos aluno. Escolhidos os melhores e sob supervisão dos professores, permitir a participação efetiva dos alunos.
  3. Incentivar a criação de grupos escolares para integrar e incluir alunos estrangeiros, cada vez em maior número nas nossas escolas, com vista à aprendizagem da língua portuguesa e adaptação aos hábitos e costumes de Portugal e da comunidade escolar.