PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa


Exposição de motivos
Viver Abril na Educação representa, simultaneamente, a conquista à educação universal, para todos, e, por outro lado, o direito de cada um ter uma participação ativa/interventiva, uma “voz” neste processo. Assim, entendemos que a escola hoje só terá sentido se for realmente plural e participativa, dirigindo-se efetivamente a todos, independentemente da sua condição social, económica, cultural e religiosa.
Por outro lado, vivendo em liberdade, fundamento da democracia, para além dos direitos que lhe são inerentes é fundamental que cada um assuma uma participação ativa, empenhada e permanente para a construção de uma sociedade igualitária, justa e inclusiva. Neste sentido, a escolaridade/educação pode assumir-se como o motor basilar deste processo, sendo os jovens o elemento indispensável para a concretização dos objetivos consignados na nossa Constituição, isto é, em primeira e última análise os valores de Abril de 1974.
Tendo como presentes os valores referidos, as nossas medidas contemplam o direito a um espaço escolar condigno e acolhedor, propício ao desenvolvimento integral e ao sucesso educativo, a realização de atividades que impliquem os alunos, espaço de intervenção e debate, e inclusão.


Medidas Propostas
  1. Melhorar as condições de conforto no espaço escolar (sobretudo nas salas de aula) para que os alunos consigam estar mais atentos e obter um melhor desempenho escolar.
  2. Realização de debates periódicos, nas escolas, com um moderador, sobre assuntos do interesse dos alunos.
  3. Realizar jogos interativos com o tema dos dias comemorativos (como o Dia Internacional do Desporto escolar ou o dia mundial da alimentação) de forma a integrar os alunos de diferentes nacionalidades e regiões do país, de forma a partilhar hábitos e culturas.