PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Infante D. Pedro, Penela


Exposição de motivos

Esta medida justifica-se porque os alunos consideram que não devem ser apanhados de surpresa com novas regras de funcionamento. Esta medida também se justifica porque dará mais liberdade e responsabilidade aos alunos pelo seu maior poder de escolha.

Esta medida justifica-se, pois, as sessões de esclarecimento anuais em todas as turmas promovem a inclusão e a participação dos novos alunos, ajudando a criar um ambiente acolhedor que valoriza a diversidade e reforça o sentimento de pertença de todos os estudantes, independentemente das suas origens.

Esta medida justifica-se uma vez que existem alunos que têm de comer na escola e nem sempre gostam da comida do refeitório. Logo, com esta medida poderão obter mais proveito na sua alimentação, aproveitando melhor a comida e evitando o desperdício.


Medidas Propostas
  1. - As escolas apenas devem tomar decisões com o prévio conhecimento e concordância dos alunos, para melhorarem o seu funcionamento.
  2. Em cada ano, com a chegada de novos alunos, todas as escolas devem fazer sessões de esclarecimento em todas as turmas, para se incentivar a participação e a inclusão.
  3. As escolas devem permitir que os alunos possam trazer alimentos de casa, devendo, para o efeito, disponibilizar as condições necessárias (tabuleiros, talheres, pratos, micro ondas…)