PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra


Exposição de motivos
1º Sessões sobre o conhecimento básico em preparação para o futuro nas áreas: Literacia Financeira, Educação Política e Suporte Básico de Vida.

Atualmente, a escolaridade obrigatória vai até ao 12º ano, ou seja, os alunos que não ambicionam concluir cursos superiores, abandonam os estudos com cerca de 18 anos, idade em que atingem a maioridade. Supostamente ao se tornarem maiores de idade, deveriam começar a construir a sua vida por si só (arranjar um emprego, uma casa, um carro, etc...).
O nosso país, Portugal, é um dos países cuja idade média da saída de casa dos pais é muito superior à média da União Europeia. Esta situação deve-se ao facto de que ao final de 12 anos (senão mais),não existiu qualquer tipo de preparação para algo senão estudar INTENSIVAMENTE. É de esperar que coisas tão simples como pagar o IRS ou criar uma conta poupança não sejam assuntos nem de perto abordados.
Como tal, propomos não mais do que uma hora por semana, que teria como principal objetivo, a preparação das crianças para o mercado de trabalho e a vida futura (“recordando coisas que já deviam ter sido ensinadas e consolidadas”) abordando principalmente temas como: Literacia Financeira, Educação Política, Suporte Básico de Vida...



2º Flash Week: semana dedicada à experimentação dos clubes existentes na escola

É na escola que as crianças se tornam adultos e se desenvolvem, não só a nível físico, mas essencialmente a nível cognitivo. Porém, o único objetivo da escola não é estudar. Os clubes oferecidos pela escola fornecem não só atividades na área em causa mas também competências sociais através de relações entre alunos e professores. Apesar das suas vantagens, infelizmente, estes clubes têm pouca adesão. Para tal, a nossa 2ª Proposta assenta na criação de uma semana, ou alguns dias durante 1 mês de aulas, nos quais o tempo de aulas é substituído pela realização de workshops em todas as áreas propostas, de maneira a que os alunos tenham a possibilidade de experimentar todos os clubes num curto espaço de tempo. Ao experimentarem diversas áreas, os alunos poderiam deste modo desenvolver mais interesse e assim, a adesão aos clubes tornar-se-ia muito maior.



3º Formatação das teclas inutilizadas (F1, F2...) dos computadores fornecidos pela escola, de maneira a facilitar a realização das provas de matemática (P.A. e exames)

A transição de exames e provas de aferição em papel para computador tem sido um tema bastante criticado recentemente. Esta mudança trouxe algumas desvantagens, entre elas, a problemática em inserir símbolos matemáticos, o que dificulta ainda mais a realização da prova de matemática. Para tal, propomos a programação das teclas “inúteis” (F1, F2...) para símbolos mais “úteis” (=, ±,√...) de modo a serem utilizadas durante as provas. Os resultados dos exames de matemática em Portugal são dos mais baixos da UE e ao ter dificultado a prova não é de todo agradável.


Medidas Propostas
  1. Sessões sobre o conhecimento básico em preparação para o futuro nas áreas: Literacia Financeira, Educação Política e Suporte Básico de Vida.
  2. Flash Week: semana dedicada à experimentação dos clubes existentes na escola.
  3. Formatação das teclas inutilizadas (F1, F2...) dos computadores fornecidos pela escola, de maneira a facilitar a realização das provas de matemática (P.A. e exames).