PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Bissaya Barreto


Exposição de motivos
As crianças e adolescentes passam a maior parte do seu dia na escola, o que faz com que este tenha de ser um lugar onde se sintam bem. Como sabemos alguns alunos não se sentem bem na escola por não estarem incluídos ou por sentirem que a sua voz não é ouvida e, por isso, propomos algumas medidas que podem melhorar estas situações, de modo a tornar a escola mais plural, participativa e inclusiva.


Medidas Propostas
  1. Ter um livro de sugestões/ opiniões, onde os alunos possam dar as suas ideias anonimamente para que mesmo os alunos mais tímidos tenham uma voz na escola.
  2. Criação de um comité de alunos para comunicar e discutir os problemas da escola e uma associação estudantil com fundos próprios para a resolução dos problemas da escola e alunos (ex. fazer recolhas de lixo, plantar uma horta comunitária ou angariar fundos para ajudar as comunidades emigrantes).
  3. Realização de uma assembleia de alunos todos os períodos, por ciclo (2º e 3º), onde se irão partilhar desafios e problemas que os afetam e difundi-los através de canais de comunicação direta entre os alunos e os representantes do Parlamento na Assembleia da República.