PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Rainha Santa Isabel, Pedrulha, Coimbra


Exposição de motivos
Partindo do princípio de que a escola é de todos e para todos, capaz de diferenciar sem discriminar e de respeitar o aluno em todas as suas dimensões e particularidades, procurámos apresentar propostas que facilitem uma educação verdadeiramente inclusiva. Assim, sugerimos medidas que visam combater a discriminação e o preconceito social contra pessoas com algum tipo de deficiência, bem como contribuir para a integração dos alunos imigrantes, em número cada vez mais significativo nas nossas escolas. Finalmente, propomos a possibilidade de os alunos terem a Liberdade de se expressar, nomeadamente esclarecendo as suas dúvidas sobre temas relacionados com a adolescência, pois jovens informados são jovens mais responsáveis e mais livres.


Medidas Propostas
  1. Trabalhar mais nas aulas, em concreto na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a consciencialização contra o capacitismo e todo o tabu que o envolve através de palestras didáticas e do desenvolvimento de projetos com instituições/organizações locais.
  2. Promover a interação com os/as alunos/as estrangeiros/as, por meio da criação de gabinetes de apoio e de projetos em equipa, para incentivar a empatia e dar a conhecer as diferentes culturas, bem como facilitar a sua integração.
  3. Criar gabinetes e/ou projetos nos quais os/as alunos/as possam ser acompanhados por técnicos/as especializados/as e esclarecer dúvidas sobre atemáticas relacionadas com a adolescência.