PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária João Garcia Bacelar, Tocha, Cantanhede


Exposição de motivos
A nossa primeira medida, “Introdução de um tempo livre e de lazer de 50/45 minutos no horário dos alunos, para promover a participação destes nos diversos clubes por si criados “,reflete a vontade de tornar a Escola não só um espaço de desenvolvimento de competências múltiplas, mas também um lugar sobre o qual se inscrevem outros tempos que não o escolar, designadamente o tempo social como tempo livre e de lazer.
“Mobiliário escolar atualizado, apelativo e mais cômodo que permita atividades mais diversificadas”, esta segunda medida, ocorre da reflexão sobre o tipo de mobiliário, projetado nos anos 80 do século passado, que permanece nas nossas escolas e que se encontra completamente inadequado aos nossos tempos. Basta pensarmos que nalgumas escolas e talvez porventura na sua maioria, as salas de aula atribuídas aos alunos do 5.º ano sejam as mesmas para os alunos do 12º ano.
A terceira medida, “Alteração e redução da carga horária em algumas disciplinas e a introdução de sessões relacionadas com o ambiente e com bullying entre outras.”, advém da necessidade compreender e adquirir competências para proteger o ambiente e erradicar a violência.


Medidas Propostas
  1. Introdução de um tempo livre e de lazer de 50/45 minutos no horário dos alunos, para promover a participação destes nos diversos clubes por si criados.
  2. Mobiliário escolar atualizado, apelativo e mais cômodo que permita atividades mais diversificadas.
  3. Alteração e redução da carga horária em algumas disciplinas e a introdução de sessões relacionadas com o ambiente e com bullying entre outras.