PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Fernando Namora, Condeixa-a-Nova


Exposição de motivos
1ª-Promover a liderança entre os estudantes é uma estratégia valiosa para fortalecer a comunidade escolar. Ao fomentar a responsabilidade e o envolvimento ativo, os estudantes desenvolvem habilidades de liderança, tornando-se agentes positivos na escola. Iniciativas como programas de mentoria, projetos colaborativos e clubes estudantis podem proporcionar oportunidades para que os alunos assumam papéis de liderança, promovendo não apenas o desenvolvimento pessoal, mas também contribuindo para um ambiente escolar mais dinâmico e participativo. Ao encorajar a liderança estudantil, as escolas podem cultivar uma cultura de responsabilidade partilhada, onde os alunos tornam-se partes ativas na construção de uma comunidade escolar vibrante e envolvente.

2ª-A transformação do método de ensino para promover a igualdade de participação entre alunos e professores, com a informação adquirida por meio de debates seria muito positiva para todos,mas requer uma revisão significativa no currículo e na dinâmica da sala de aula. O currículo deve ser projetado para identificar tópicos fundamentais, ou seja, as aprendizagens essenciais, tal como o desenvolvimento do pensamento crítico e da comunicação. O ambiente de aprendizagem, tanto físico quanto virtual, deve ser adaptado para facilitar a interação equitativa, encorajando a participação ativa dos alunos e professores. Isto cria um espaço de aprendizagem colaborativa, onde a troca de ideias e a construção de conhecimento ocorrem por meio de debates e discussões, isto capacitaria os alunos a serem agentes ativos na sua própria educação. Num país onde a abstenção é de facto a vencedora das eleições deveria-se implementar também um sistema de voto na aula para se poderem tomar decisões tal como as toma a sociedade.Esta abordagem não apenas fortalece a compreensão dos tópicos, mas também promove habilidades valiosas para o mundo além da sala de aula.

3ª-Comprometer-se com um aumento substancial de recursos humanos, materiais e tecnológicos nas escolas é uma medida crucial para aprimorar o sistema educacional, conforme indicado pelo relatório da OCDE de 2 de out. de 2023. Este compromisso visa proporcionar um ambiente de aprendizagem mais eficaz e equitativo, abordando a necessidade de mais recursos para melhorar o desempenho dos alunos. A contratação de mais profissionais, como professores e pessoal de apoio, e a implementação de tecnologias educacionais modernas melhora consideravelmente o aproveitamento escolar como referido no relatório. Este aumento de recursos não fortalece apenas a qualidade do ensino, mas também contribui para reduzir desigualdades, promovendo uma educação mais inclusiva, o que prepara os alunos para os desafios do século XXI.


Medidas Propostas
  1. Criar programas letivos para fomentar a liderança entre os estudantes.
  2. Transformação do método de ensino atual para um em que o aluno e o professor se encontrem no mesmo nível de participação e a informação seja alcançada através de debate.
  3. Comprometer-se com um aumento significativo de recursos humanos, materiais e tecnológicos nas escolas, conforme sugerido pelo relatório da OCDE.