PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Tábua


Exposição de motivos
Em pleno século XXI, a liberdade é um tema bastante abordado, e claro esta deve estar sempre presente nas nossas escolas, uma vez que é um direito que nos assiste. Porém, nem sempre foi assim. Na madrugada do dia 25 de abril de 1974, com a Revolução dos Cravos acabou um regime que limitou durante anos a liberdade dos portugueses. Portugal chegou a registar uma percentagem de 85% de população que era analfabeta.
Como é estudado na disciplina de História, em Portugal, ao longo dos diferentes mandatos, o ensino teve um grande evolução. Hoje temos o ensino para todos, é um direito constitucional. Mas será mesmo para todos? Não haverá discriminação com etnias, com pessoas diferentes (sexo, religião, crenças, políticas…?) Será que a massificação do ensino fez dela um espaço de participação e de pluralidade?
A Escola Secundária de Tábua decidiu abraçar este projeto onde honramos o 25 de abril, que há 50 anos deixara na história de Portugal um marco na vida de todos nós. Uma escola plural, livre, inclusiva, ativa, diversificada é resultado de algumas das conquistas que o 25 de abril ofertou ao ensino a nível nacional.
Com estas nossas propostas, pretendemos explorar os valores do direito da liberdade, em colaboração com a comunidade educativa e melhorar o ambiente escolar, procurando igualdade e respeito mútuo , incentivando à participação dos alunos na dinâmica escolar.
Passamos a apresentar as três MEDIDAS do projeto de recomendação do AE de Tábua.


Medidas Propostas
  1. Criação de um fórum digital de discussão / de sugestões para resolver problemas dos alunos (de forma anónima); este espaço seria administrado por uma equipa multidisciplinar constituída por professores (nomeadamente Diretores de turma), psicólogos e alunos.
  2. Maior apoio linguístico, social e cultural a alunos (e respetivos familiares) estrangeiros de modo a haver mais integração. Criação de um gabinete com equipa de alunos e professores para esse efeito.
  3. Oferta mais diversificada de clubes ou espaços extracurriculares para contemplar os gostos e aptidões dos alunos e torná-los mais participativos (ex. de civismo, dos direitos humanos, de cozinha, de mecânica/robótica / eletricidade, de xadrez, de costura, de jardinagem, de emissão radiofónica, etc…).