PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Fundão


Exposição de motivos
Na nossa perspetiva:
- existem diferenças no acesso à prática desportiva competitiva em contexto escolar que urge superar. Nenhum aluno deve ser excluído de participar no Desporto Escolar em função da faixa etária, género ou interesses como tantas vezes ocorre, nomeadamente em escolas de menor dimensão;
- uma verdadeira escola participativa e inclusiva é aquela que coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem e se abre à sociedade civil, algo que nem sempre acontece. Habitualmente apenas se trabalham os conteúdos escolares previamente definidos de forma pouco apelativa e, por vezes, incongruente, o que acaba por prejudicar as aprendizagens dos alunos. Torna-se necessário mudar este paradigma, estimular o contato com um conjunto de atividades (workshops, palestras, dias abertos, entre outros) mais práticas promovidas pelos diversos agentes da sociedade civil – empresas, associações, instituições,…;
- dar voz de forma efetiva aos alunos e encarregados de educação em todos os processos de definição de projetos a desenvolver e de investimentos a realizar. A presença, auscultação e aprovação de propostas apresentadas em Conselhos de Turma ou Assembleia de Escola é muito diminuta para o envolvimento que seria desejável por parte destes agentes educativos. Pelo conhecimento que têm da Escola, dos seus interesses e necessidades é chegado o momento de promover a sua participação ativa e de valorizar as suas propostas.


Medidas Propostas
  1. Promover a Igualdade no acesso ao desporto escolar através da redefinição dos escalões etários e da forma constituição de equipas nas modalidades coletivas e, ainda, seleção das modalidades a promover em cada escola.
  2. Promover o dia / semana da "Ignorância Produtiva", iniciativa que exigiria que uma % dos tempos letivos a definir em cada ano fosse realizada em atividades práticas e/ou experimentais desenvolvidas na ou pela sociedade civil sob proposta concertada entre alunos e professores.
  3. Estimular o maior envolvimento/participação dos alunos e encarregados de educação na definição de projetos e investimentos a realizar pelas escolas.