PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Covilhã


Exposição de motivos
Sendo as Comissões Parlamentares constituídas com uma finalidade particular e especializada de um tema específico, faz todo o sentido ser a Comissão Parlamentar que tem como sua responsabilidade a educação, aquela que deverá fazer uma ponte entre os representantes parlamentares e os cidadãos para que deste modo possamos em conjunto agilizar o processo (que ainda está longe de estar concluído) que é combater a desigualdade nas escolas e continuar a trabalhar no sentido da inclusão e do aumento das oportunidades através da participação.
Tendo em atenção o aumento de estudantes estrangeiros nas nossas escolas e a necessidade da sua inclusão, criando uma igualdade de oportunidades que se pretendem que sejam maiores e para todos, na nossa escola democrática.
Assim, as medidas/propostas têm como objetivo ir ao encontro dessas necessidades,
Valorizando a participação dos jovens em Clubes escolares, Associação de estudantes, reuniões e assim aprendizagem pela prática. Pretende-se ainda a formação dos jovens na política, através de uma disciplina própria para o efeito, incutindo desde tenra idade a importância da política a fim de conservar uma sociedade justa e democrática intacta.
Através de debates, pretendemos a partilha de conhecimentos e experiências, valorizando a multiculturalidade e a vantagem que daí advém


Medidas Propostas
  1. Maior diversidade nos métodos de aprendizagem através de atividades práticas, clubes distintos, reuniões desportivas e associações.
  2. Criação de uma disciplina de Introdução à Política.
  3. Criação de Debates mensais entre alunos dos vários ciclos de ensino, aproximando os mesmos e aprofundando temáticas de interesse escolhidas.