PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Pêro da Covilhã, Covilhã


Exposição de motivos
Criação de um “Clube da partilha”
Cada vez mais a nossa escola é multicultural. E o que é que isto significa?

Nos últimos anos o número de crianças e de jovens estrangeiros a estudar em Portugal aumentou de forma muito significativa, o que trouxe novos desafios aos Diretores das escolas, aos professores e até a nós.
Mas o maior desafio é enfrentado diariamente pelas crianças e jovens que deixaram o seu país e tentam integrar-se numa realidade completamente diferente.
É precisamente aqui que entra o conceito de multiculturalidade, interculturalidade e inclusão.
Compete-nos também a nós (alunos, professores, Diretores, Encarregados de Educação) participar neste processo e promover o reconhecimento e a valorização da diversidade não como um obstáculo à aprendizagem, mas pelo contrário, uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos.

Assim, defendemos a criação de um “Clube de partilha” que promova o acolhimento e a integração de todas as crianças e jovens, bem como das suas famílias. Este clube tem como objetivo o encontro de diversas culturas e tradições, a celebração das mesmas, através da organização de vários eventos culturais, bem como desenvolver o respeito pelas diferenças e o estabelecimento de relações positivas de interação e aproximação entre alunos e outros membros da comunidade educativa de diferentes culturas.

A criação de uma rádio escolar

Nos seus mais de 100 anos de história, a rádio sempre foi considerada um dos média mais democráticos.
E, no ano em que se comemora os 50 anos do 25 de abril, porque não participarmos na construção de uma democracia ainda mais democrática em que todos possam expressar as suas ideias e dar a sua opinião?
Pensamos que a rádio pode promover a participação de toda a comunidade escolar, estimulando a troca de experiências, a pesquisa, o debate e a busca por soluções dos problemas enfrentados no espaço escolar e no ambiente em que a escola está inserida. Ao mesmo tempo aproxima pais, alunos e professores, estreita relações e envolve todos os intervenientes no processo pedagógico de construção do saber, aumenta a capacidade de comunicação, promovendo o exercício pleno de cidadania.
A rádio escolar serviria para a divulgação de projetos realizados, partilha de experiências, divulgação de datas comemorativas e eventos promovidos pela comunidade educativa; serviria ainda para a realização de entrevistas a pessoas com destaque em várias áreas do saber e que enriqueceriam o currículo dos alunos ou ainda a profissionais das várias entidades, tais como GNR, PSP, Proteção Civil, Município, Bombeiros, Empresas locais, etc.
Nós, os alunos, tornar-nos-íamos mais participativos e mais autónomos na construção do nosso próprio saber, ao mesmo tempo que promovíamos a participação de toda a comunidade escolar, famílias e comunidade local.


Medidas Propostas
  1. Criação de um "Clube da partilha".
  2. Criação de Rádio Escolar.
  3. ---