PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Professor Doutor António Sena Faria de Vasconcelos, Castelo Branco


Exposição de motivos
Após a Revolução dos cravos, o nosso país viveu mudanças significativas no âmbito da educação, enraizada nos princípios da equidade democrática no acesso à literacia e alfabetização. Os políticos, conscientes das disparidades educacionais, da alta taxa de analfabetismo e do caráter elitista do ensino, desenvolveram políticas fundamentadas no princípio de uma escola acessível a todos.
Entretanto, considerando que a sociedade é um elemento em constante evolução, a portuguesa não foge a essa realidade, vivemos agora num ambiente multicultural. E novas respostas precisam ser dadas para que a equidade continue a ser uma realidade.


Medidas Propostas
  1. Criação de canais de comunicação e mecanismos de denúncia onde os alunos possam relatar problemas escolares (como por exemplo o bullying e a discriminação).
  2. Criação de uma página virtual de acesso a todos do âmbito escolar para questionarem e esclarecerem dúvidas dos mais diversos temas relativos à escola, sejam dúvidas sobre eventos, atividades extracurriculares e até mesmo sobre conteúdos das disciplinas.
  3. Criação e apresentação de palestras sobre temas da vida adulta, para ajudar e preparar os jovens (como por exemplo o controlo financeiro e o pagamento de impostos).