PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Cidade de Castelo Branco


Exposição de motivos
Após a Revolução de abril, Portugal assistiu a alterações significativas na educação, marcadas por um compromisso claro com a equidade democrática no acesso ao conhecimento. Os governantes, conscientes das disparidades educacionais existentes, da elevada taxa de analfabetismo, bem como do ensino elitista, elaboraram políticas assentes no princípio de uma escola para todos, presente na Declaração de Salamanca, derrubando desta forma, as barreiras de acesso ao ensino, garantindo que a educação alcançasse uma maior fatia da população, independentemente, da sua condição física, económica ou nacionalidade.
Mudanças nos currículos, métodos de ensino, avaliação e na estrutura organizacional das instituições de ensino ocorreram para melhor atender às necessidades da população. Essas reformas não só acompanharam a evolução global da educação, mas também fortaleceram a base educacional do país.


Medidas Propostas
  1. Abandono dos exames nacionais digitais.
  2. Existir um tempo, por semana, que intercale com cidadania, no qual teríamos palestras sobre: gestão de dinheiro, impostos, currículos de trabalho e assuntos da atualidade.
  3. Criação de um cantinho cor-de-rosa em todas as casas de banho femininas da escola (com pensos higiénicos e tampões).