PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã


Exposição de motivos
1. “O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar. Potenciando o surgimento de projetos que promovam uma participação ativa e informada dos cidadãos, o OPE tem como objetivos principais fomentar o espírito de cidadania e valorizar a opinião e a capacidade argumentativa dos estudantes nos processos de decisão.” Assim consideramos que ao aumentar o orçamento participativo para 2 euros por aluno estamos a investir diretamente no reforço da importância do papel dos estudantes na tomada de decisão. Ao disponibilizar recursos mais significativos, pretendemos incentivar uma participação ativa e informada. Um orçamento melhorado proporciona espaço para iniciativas mais ambiciosas e inovadoras que com certeza irão contribuir para o enriquecimento da vida escolar, para a construção de espaços educativos mais dinâmicos, inclusivos (conceção de pequenos espaços confortáveis e acolhedores que criassem espaços de conversa e convívio, por exemplo com pequenos sofás ou pufes coloridos, plantas, almofadas…), tendo em conta as aspirações e necessidades dos próprios estudantes.
2. Como escola inclusiva, consideramos importante a lecionação da Língua Gestual, uma vez que, mesmo fora da escola nos podemos deparar com situações em que seja necessário comunicar com pessoas com handicaps ao nível da fala e/ ou audição.
3. De modo a orientar/ facilitar a tomada de decisão vocacional dos alunos do 9.º ano, seria muito benéfico que estes primeiramente, contactassem com algumas disciplinas/ áreas/ cursos do ensino secundário regular e profissional e posteriormente tivessem oportunidade de contactar com experiências concretas no mundo do trabalho em diversas áreas/ profissões.


Medidas Propostas
  1. Aumento da verba atribuída pelo Orçamento Participativo nas Escolas para 2 Euros por Aluno com vista à criação de espaços educativos mais dinâmicos, inclusivos, tendo em conta as aspirações e necessidades dos próprios estudantes.
  2. Criação de uma disciplina opcional de Língua Gestual nas escolas.
  3. Apoio à orientação escolar e profissional: interação entre o mundo académico e o mundo laboral.