PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Padre António Lourenço Farinha, Sertã


Exposição de motivos
Envolver pessoas com necessidades específicas nos programas escolares é essencial para promover a inclusão e criar um ambiente onde todos os indivíduos se sintam valorizados e bem-vindos, contribuindo, assim, para a pluralidade na educação. A adaptação de algumas atividades que já existem a vários estilos de aprendizagem, encorajando métodos de ensino diferentes e criando um espaço de apoio para todos os alunos, trará muitos benefícios educativos. O envolvimento dos alunos com barreiras significativas à aprendizagem e à inclusão nas atividades escolares extracurriculares contribui para reduzir o estigma e os estereótipos associados à deficiência, promovendo uma cultura de aceitação e integração plena.
A colaboração em atividades inclusivas desafia os alunos a pensarem e a agirem de forma criativa, a adaptarem as suas abordagens e a melhorarem as suas capacidades de resolução de problemas. Para além do desenvolvimento académico, estas atividades apoiam o bem-estar emocional dos alunos com necessidades específicas, proporcionando oportunidades de interação social, construção de amizades e um sentimento de realização.

Valorizar a educação sobre a democracia nas escolas é fundamental para cultivar cidadãos informados e empenhados. Esta educação proporciona uma compreensão fundamentada dos vários sistemas de governo, de como são compostos, realçando os princípios que diferenciam a democracia de outras formas de governo. Esta ações serão determinantes para que os jovens, de forma esclarecida, saibam a importância de, no futuro, votarem, cumprindo um direito democrático.
A educação para a democracia promove uma cultura de respeito pelas diversas opiniões, criando um ambiente em que o diálogo e o debate saudáveis são incentivados. Desempenha um papel importante no desenvolvimento de competências de pensamento crítico, levando os alunos a analisar questões políticas, avaliar informações e

É altamente benéfico para os alunos e restante comunidade educativa a promoção de debates com temas relevantes para a educação. Estes debates fomentam as competências de pensamento crítico, uma vez que os alunos analisam e estudam a informação, avaliam os argumentos e formam opiniões. Além disso, o processo de preparação para os mesmos exige que os alunos efetuem pesquisas para alicerçar a sua argumentação, o que melhora as suas competências de investigação e a sua capacidade de recolher, analisar, sistematizar e sintetizar informações.
A participação em debates também cultiva competências de comunicação, incluindo falar em público e ouvir ativamente, contribuindo para a capacidade de os alunos estruturarem os seus pensamentos e de os exporem de forma persuasiva. Na nossa perspetiva, os debates expõem os alunos a diversos pontos de vista, promovendo a empatia e uma melhor compreensão das diferentes perspetivas, fomentando, assim, um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e plural.


Medidas Propostas
  1. Realização de atividades (ex. palestras, sessões de esclarecimento, sobre igualdade, diversidade, doenças, culturas, etc.) e implementação de novas modalidades extracurriculares, incluindo valorativamente alunos com necessidades específicas.
  2. Criação de uma disciplina ou integração de mais um tema na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento que se focasse especificamente na “Educação Democrática”, promovendo, por exemplo, visitas de estudo a organismos políticos.
  3. Dinamização de debates na escola acerca de temas relevantes para a formação dos estudantes.