PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Vila de Rei


Exposição de motivos
1 - Muitas escolas localizadas em territórios de baixa densidade, no interior do país, têm um serviço de internet lento e inconstante, que agrava ainda mais o seu grau de isolamento e de desvantagem face àquelas que se situam em grandes centros urbanos.

2 - Passados cinquenta anos desde o 25 de Abril, continua a verificar-se desigualdade de género na prática desportiva. Muitas vezes as raparigas são impedidas de participar em torneios de futebol do desporto escolar, devido a questões de género.


Medidas Propostas
  1. O Estado, através do Ministério da Educação, deverá garantir um acesso adequado à internet em todos os estabelecimentos de ensino do território nacional, assim como computadores funcionais, material multimédia e plataformas educativas digitais atualizadas.
  2. Assegurar a igualdade de género em contexto escolar, nomeadamente ao nível da participação feminina nas atividades futebolísticas. - Considerar a criação de equipas mistas. - Penalizar a discriminação. - Promover uma campanha de sensibilização para acabar com os estereótipos e discriminação entre sexos no desporto: "Não à desigualdade no desporto".
  3. Impulsionar a criação de "jornais de parede" nas escolas, realizados por alunos, para estimular o sentido crítico, a criatividade e o espírito colaborativo. - Incentivar projetos de Rádios Escolares, cuja organização, programação e emissões ficariam a cargo dos alunos, para promover a liberdade de expressão e animar a comunidade escolar.