PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro


Exposição de motivos
O 25 de abril de 1974 permitiu também uma educação mais livre, mais plural e mais participativa.
Abril mudou o paradigma na educação e da escola. O Estado Novo pretendia formar portugueses disciplinados e obedientes. A escola de hoje privilegia a formação de cidadãos responsáveis e interventivos.
A assinalar e comemorar os 50 anos da “revolução dos cravos”, é evidenciar que o acesso à educação é um direito não só de todos os portugueses, mas também de cidadãos estrangeiros, residentes em Portugal, e são cada vez mais e das mais diversas proveniências, o que acentua o conceito e a necessidade de uma escola plural, inclusiva e livre de estereótipos.
É neste sentido que vão as nossas propostas.


Medidas Propostas
  1. Redução do número de disciplinas, no ensino básico, permitindo uma maior flexibilização curricular, facilitando o funcionamento de clubes.
  2. Os exames nacionais, do ensino secundário, obrigatórios apenas às disciplinas que são exigidas para a entrada no curso superior pretendido.
  3. Reforma curricular de forma a que no 10º ano fossem obrigatórias apenas duas disciplinas, variáveis de acordo com as áreas escolhidas.