PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Emídio Garcia, Bragança


Exposição de motivos
Em 2024, celebramos os 50 anos da chamada “Revolução dos cravos”, ocorrida em 25 de abril de 1974. Este foi o golpe de estado que permitiu ao país sair do regime ditatorial em que vivia. Ainda hoje, esta efeméride constitui um dos mais importantes feriados nacionais, principalmente pelas alterações significativas em Portugal, verificando-se vários avanços, como por exemplo: o direito ao voto por parte de todos os homens e mulheres, maiores de 18 anos e o direito à liberdade de expressão. Desde então, nas escolas portuguesas verificou-se maior liberdade religiosa; menos desigualdade de género e melhores condições da escola em diversos níveis. Contudo, há ainda um longo percurso de progressos até que as escolas realmente comecem a ir de encontro às necessidades do país. Após uma reflexão profunda e o debate de ideias, concluímos que a falta de preparação para a vida adulta, após o fim da escolaridade obrigatória, constitui uma das preocupações de jovens e adultos face ao ensino. Ao ingressarem numa vida mais autónoma, os jovens deparam-se com um preocupante desconhecimento em relação a diversos aspetos práticos da vida. Assim, deparamo-nos com dificuldades existentes pela falta de contacto com a realidade; falta de aplicação prática dos conhecimentos teóricos e a insuficiência de conhecimentos relacionados, principalmente, às áreas financeira e política.


Medidas Propostas
  1. Implementação do estudo de literacia financeira e ciências políticas em todas as escolas, a partir do 10º ano de escolaridade;
  2. Maior participação na vida da comunidade, de maneira a promover a relação dos jovens com as instituições democráticas e a vida da comunidade. Por exemplo, a presença regular e assídua de turmas do secundário, nas sessões das assembleias municipais e/ou assembleias de freguesia;
  3. Visto que os cursos profissionais constituem uma mais-valia na criação de oportunidades a todos os alunos, apostamos na sua valorização, reforçando-os, de forma a ir de encontro às especificidades de cada aluno e às suas potencialidades;