PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Bragança


Exposição de motivos
Não há liberdade sem uma participação ativa que respeite a pluralidade. Cada um de nós tem pela frente, ao longo de toda a vida, uma herança histórica e um grande desafio: ser livre, mas também libertar os outros das várias opressões a que estão sujeitos.
Precisamos de formar a nossa consciência pela descoberta e vivência dos valores, no diálogo com os outros, na escola, na comunidade e assumir a pluralidade através de atitudes responsáveis e promotoras da Liberdade.


Medidas Propostas
  1. Organização e dinamização de palestras nas escolas de forma a sensibilizar os alunos de assuntos da atualidade e/ou assuntos que irão utilizar na sua vida adulta, despertando o seu interesse em aprender assuntos novos e relevantes.
  2. Criação de assembleias, por ano de escolaridade, de forma a que os alunos possam estar conectados com a direção, para que possam dar o seu ponto de vista relativamente a assuntos da escola, de forma a melhorar o espaço escolar, e ajudar na consciencialização e responsabilização por parte dos jovens perante a Educação.
  3. Implementação de inquéritos aos alunos para responderem, onde seja possível manifestar a sua opinião sobre a realidade da escola, das suas condições e do decorrer das aulas, contribuindo para uma melhoria do ambiente escolar.