PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Mogadouro


Exposição de motivos
Após cinquenta anos do 25 de abril constatamos que foram atingidas parcialmente as metas que fundamentaram a revolução.
Como:
- Criação de uma rede de escolas públicas em todas as localidades do país;
- Redução drástica da taxa de alfabetismo;
- Criação de uma rede de ensino universitário e politécnico regional e distrital;
- Acesso praticamente garantido a todos os jovens que reúnam condições independentemente das limitações de carácter económico e financeiro aos diferentes graus de ensino.

- Do debate, concluímos que se impõem criar as condições para garantir a qualidade do ensino público nos diferentes graus, com vista à sua implementação apresentamos as seguintes medidas:


Medidas Propostas
  1. Pretende-se diminuir a carga horária no currículo dos alunos do ensino básico, para isso propomos: - A gestão curricular semanal deve ser gerida pelas escolas, contemplando disciplinas anuais, bianuais e semestrais; permitindo assim retirar carga horária aos alunos; - Na disciplina de Cidadania deve ser obrigatório tratar os seguintes temas, um em cada ano, Direitos e Deveres do Cidadão, Educação para a Saúde, Educação Financeira (com prioridade para as compras digitais e gestão pessoal).
  2. Reforçar o orçamento na educação, melhorando os salários do corpo docente e funcionários, de forma a tornar as profissões motivadoras, assim como garantir verbas para reparar edifícios escolares degradados, material didático, internet de qualidade e material de apoio laboratorial e outro.
  3. Propomos as seguintes alterações no ensino profissionalizante/ensino profissional: - diminuir a carga horária dos cursos profissionais;- criação de uma maior diversidade de cursos profissionais, especialmente no interior; - redução de alunos necessários para abrir um curso profissional; - alterações no modelo de avaliação dos alunos dos cursos profissionais, aumentando o peso da classificação do estágio na avaliação final.