PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto


Exposição de motivos
Face aos desafios da democracia atual, volvidos 50 anos do 25 de abril de 1974, consideramos pertinente que haja um reforço de participação os jovens na comunidade, uma vez que existe dentro das mesmas faixas etárias, uma descrença nos sistemas políticos e na própria democracia. Enquanto jovens cidadãs e cidadãos da República Portuguesa consideramos de todo pertinente que sejam adotados junto da escola das comunidades, eis que de seguida apresentaremos as seguintes medidas.
Estas medidas visam dotar os mais jovens e toda a comunidade de elementos indispensáveis, para a aquisição plena do direito de cidadania, participativa, democrática, inclusiva e solidária.


Medidas Propostas
  1. Uma vez que no 9.º ano de escolaridade na disciplina de História se leciona o 25 de abril, cada aluna(o) deveria receber um exemplar da Constituição da República Portuguesa, de forma que os alunos tenham o documento fundamental da República Portuguesa;
  2. Iniciativa “Abril vai a Escola”, os alunos do 9, º ano de escolaridade deslocavam-se a Lisboa, para uma visita à Assembleia da República, ao Palácio de São Bento e ao Palácio de Belém. Neste sentido, os alunos estão para além de conhecerem os espaços, os alunos estão em contacto com os intervenientes políticos, desenvolvendo competências nos diferentes domínios, participação, sentido crítico, sentido estético;
  3. “As Portas que Abril Abriu”. Uma iniciativa anual, que consiste num trabalho feito pelas escolas, na área das artes, no desenho, escultura e teatro e de outras formas de representação da arte, a de para evocar a efeméride do 25 de abril, depois os melhores trabalhos por escola seriam expostos na Assembleia da República ou nos Paços do Concelho da Câmara Municipal.