PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Ínfias, Vizela


Exposição de motivos
As escolas são locais por excelência de aprendizagens formais e não formais. Por isso, é importante que na escola todos se sintam bem para aprender. E aprender de diversas formas. A inclusão é aprender todos com todos, respeitando a individualidade, as potencialidades e necessidades de cada um.

A motivação para a escola e para a aprendizagem também pode surgir através da brincadeira. A brincadeira é uma coisa séria. Os jogos, as dinâmicas são uma forma diferente de aprender quando refletimos sobre as conclusões das dinâmicas. É a partir daí que, também, se criam memórias do que se aprendeu/vivenciou. E recordar os feitos dos que lutaram pela democracia é criar memória coletiva pois nunca se deve esquecer os valores que abril fundou.

A escola está inserida numa comunidade que vai a moldando e esta vai moldando a comunidade. Todos os elementos da(s) comunidade(s) são aprendentes uma vez que a escola pública está a aberta a quantos querem ter acesso ao conhecimento e cultura. Todos aprendem com todos. Haja vontade de ser uma escola/comunidade participativa.


Medidas Propostas
  1. Formação de clubes inclusivos de alunos, como clube de debate, de xadrez ou teatro, que ajudem os alunos a integrarem-se na comunidade educativa, de forma a dar resposta às várias dimensões da diversidade definidas pela OCDE.
  2. Promover jogos didáticos sobre o 25 de abril como forma de trabalhar a democracia e a memória coletiva de uma nação.
  3. Diligenciar palestras e formação ministradas por profissionais que pertencem à comunidade educativa, sobre variadas temáticas como por exemplo primeiros socorros, empreendedorismo…