PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica D. Maria II, Gavião, Vila Nova de Famalicão


Exposição de motivos
Dentro do espírito do 25 Abril, consolidado na Constituição Portuguesa, aprovada em 1976, aprender é um direito universal, sem discriminações de qualquer tipo. Mas não é suficiente ter direito ao ensino. É necessário que os alunos se sintam integrados e sintam a escola como sua.
Nos últimos anos aumentou bastante o número de imigrantes, de diferentes proveniências, em Portugal e, consequentemente, alunos de diferentes origens. É neste sentido que propomos as nossas medidas 1 e 2. É importante que se promova uma transição mais suave e fácil para os estudantes estrangeiros, facilitando a sua integração. A diversidade cultural deve ser vista como uma mais valia e um fator de enriquecimento da comunidade escolar. Há que criar atividades que promovam o intercâmbio cultural.
Também consideramos que é necessário fazer um trabalho mais intensivo, junto da comunidade escolar, que permita a existência de uma maior sensibilidade para com os alunos com necessidades especiais que permita, assim, uma maior integração.


Medidas Propostas
  1. Implementar mais eventos/atividades, na escola, relacionadas com a diversidade/multiculturalidade através de jogos/danças/comidas
    típicas, tendo vários workshops e informações sobre as mesmas.
  2. Criar grupos de integração para alunos estrangeiros, que pretendem facilitar a adaptação e inclusão desses estudantes a um novo ambiente educacional e cultural.
  3. Criar uma hora por mês, com os alunos com necessidades especiais e com os alunos que vêm de outros países para a integração dos mesmos na restante comunidade.