PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Arqueólogo Mário Cardoso, Ponte, Guimarães


Exposição de motivos
O projeto de recomendação da escola visa aumentar a participação dos alunos nas decisões da escola dando-lhes voz e oportunidade de emitir opiniões e sugestões de melhoria. Este também pretende aumentar as relações interpessoais de modo a melhorar a inclusão e a interculturalidade.


Medidas Propostas
  1. Eleição de um representante dos alunos que fizesse parte dos órgãos decisivos da escola, a fim de dar voz os alunos, tornando-os mais participativos nas decisões da mesma.
    Este representante teria como função ouvir os alunos sobre sugestões de melhoria, problemas detetados, apresentação de projetos e levá-los aos órgão de gestão, assim como, dar opinião e participar nas decisões tomadas na escola e na construção dos documentos estruturantes.
  2. Criar um clube de alunos que organizasse convívios, visitas de estudo, intercâmbios, etc., a fim de aumentar a convivência, o contacto com a diversidade, a cooperação, a solidariedade e entreajuda entre os alunos.
    Este clube para além de melhorar a inclusão serviria também para que houvesse uma maior convivência, aceitação e interculturalidade.
  3. Participação por parte dos alunos na eleição e escolha dos órgão de gestão da escola, a fim destes poderem ser mais representativos dos alunos.
    Estando os alunos em maior número de pessoas numa escola e que sem estes a escola não existiria os mesmos deveriam poder dar a sua opinião sobre a escolha do diretor já que é um órgão tão importante para o bom funcionamento de uma escola. Este ato tornaria os alunos mais participativos.