PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio do Ave


Exposição de motivos
O projeto de recomendação da nossa escola, foca-se, essencialmente, em algumas áreas que, acreditamos, carecem de uma maior atenção para preparar os jovens para uma vida adulta de sucesso. Áreas como as finanças, a capacidade de comunicação e a motivação, que está na base do sucesso da aprendizagem, são nucleares para criar condições e oportunidades para um futuro promissor. Estas competências devem estar ao alcance de todos e não apenas dos alunos que tiveram a sorte de frequentar a escola A, B ou C que, por acaso, tem mais iniciativas. Não! Estas devem ser medidas igualitárias e inclusivas nesta escola de liberdade que herdamos da revolução de Abril.


Medidas Propostas
  1. Neste momento, vivemos num mundo que está sempre a evoluir e onde é essencial o saber comunicar, de modo a explanar as nossas ideias de forma clara e concisa. Acreditamos que a escola atual não fornece o devido apoio nesta matéria. Assim, propomos criar uma disciplina direcionada ao 3º ciclo, que consiga disponibilizar informações fundamentais para uma comunicação mais eficiente, além de criar apresentações mais variadas e dinâmicas entre turmas.
  2. Propomos direcionar um conjunto de aulas durante o ano letivo sobre finanças, preparando os alunos para o futuro ensinando-lhes a gerir o seu dinheiro. Ao longo do percurso académico, os alunos não têm formação especifica sobre esta temática o que faz com que cheguem à vida adulta mal preparados e sem terem adquirido os conceitos fundamentais para um conhecimento financeiro correto. O objetivo da nossa proposta é incluir educação financeira ao longo do percurso académico a partir do 2º ciclo.
  3. Propomos implementar um sistema de tutoria obrigatória em todas as escolas do país. Os alunos mais velhos poderiam ajudar os mais novos a consolidar a matéria. Isto promoveria a cooperação entre alunos, melhorando também as competências sociais dos mesmos e, não só isso, contribuiria para a melhoria na aprendizagem de ambos, promovendo também um maior gosto pela aprendizagem. Tanto o tutor-aluno como o aluno tutor tirariam proveito desta proposta.