PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Virgínia Moura, Moreira de Cónegos, Guimarães


Exposição de motivos
As diferentes medidas votadas/definidas em Sessão Escolar têm em conta a necessidade dos nossos alunos de terem uma escola ligeiramente diferente, em que possam realmente participar e serem ouvidos, tanto a nível pedagógico, como a nível da gestão dos recursos existentes.
Assim, como não temos uma Associação de Estudantes, os nossos deputados consideraram que a sua criação seria uma mais valia para se poderem concretizar os pressupostos de Abril na Educação. Dessa forma, poderiam intervir ativamente na vida da escola, tendo em conta os interesses e necessidades de todos os alunos.
A existência de uma Caixa de Sugestões, quer seja física, quer seja online, representaria uma outra forma de os estudantes se envolverem na vida da escola e de expressarem a sua opinião relativamente à realidade que os envolve. Apontariam sugestões para o melhor desenvolvimento da escola e fariam com que esta fosse cada vez mais integradora, dado que se pretende uma escola realmente inclusiva e em que os órgãos de gestão e pedagógicos possam fazer uma reflexão sobre as possíveis propostas apresentadas por esta via. Haveria uma maior ligação dos alunos com os diferentes órgãos existentes e as decisões seriam tomadas em conjunto, tendo em conta a legislação existente e as perspetivas de cada um dos intervenientes neste processo.
Finalmente, os nossos deputados votaram numa outra medida bastante interessante: a sua vontade de aprender mais sobre a literacia financeira. Na realidade, os nossos alunos gostariam de aprender a lidar com as suas finanças pessoais no futuro e de serem orientados nesta vertente tão importante das suas vidas. Consideraram que ainda têm muito a aprender neste domínio e que gostariam de ser jovens e futuros adultos com conhecimentos nesta área, de forma a serem mais autónomos, responsáveis e participantes numa sociedade cada vez mais desafiadora em termos de literacia financeira. Foram da opinião que a escola é um excelente local para se promoverem momentos de reflexão sobre esta temática, no sentido em que os diferentes atores educativos têm mais experiência do que eles nesta realidade e que, desta forma, poderiam beneficiar, mais uma vez da sua experiência de vida.
Os nossos jovens querem, realmente, participar na vida da escola, de uma forma responsável e orientada. Além disso, percebem que é ali que se preparam para a vida futura. A pluralidade que a escola vive nos dias de hoje é uma excelente ferramenta de preparação para a vida e um incentivo a que os alunos participem nas suas decisões.


Medidas Propostas
  1. Criar Associações de Estudantes nas escolas onde estas ainda não existam.
  2. Promover a existência de uma Caixa de Sugestões, física e online, para que os alunos possam propor ideias referentes à melhoria da escola, sendo valorizadas, assim, as suas opiniões.
  3. Promover a existência de momentos de debate/reflexão sobre literacia financeira.