PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio João Paulo II


Exposição de motivos
Vivemos numa sociedade diversificada e a escola é o ambiente ideal para preparar os alunos para a convivência com diferentes culturas, crenças e origens. É urgente construir uma escola mais inclusiva e participativa. Deve-se promover uma cultura ativa, envolvendo os alunos nos processos democráticos desde muito cedo. Atualmente, estamos perante um mundo em constante transformação, a escola precisa de evoluir para refletir o dinamismo da sociedade contemporânea e preparar os alunos para os desafios do futuro. Para isso, a escola deve acolher e envolver todos, alunos, pais, funcionários e a comunidade, olhando para a especificidade do meio envolvente.


Medidas Propostas
  1. Aperfeiçoar o concurso público de professores facilitando a sua vinculação e valorizando-os salarialmente para que se possa acabar com as greves que impedem os alunos de ter acesso à educação.
  2. Desenvolver uma educação socioemocional através da integração de programas específicos no currículo que promovam a empatia, a inteligência emocional e as competências sociais, criando um ambiente escolar que valorize as emoções e o bem-estar dos alunos.
  3. Criar canais abertos e eficazes entre a escola-família através de reuniões mais regulares, projetos que envolvam os pais, eventos, pedidos de opinião e uma comunicação mais eficaz das dinâmicas escolares.